Estrabismo e ortóptica

Na fase da vida mais importante para o desenvolvimento visual, a criança deve ser levada ao oftalmologista regularmente, mesmo que não tenha queixa frequente de algum problema nos olhos. E quando há um problema ou é detectada uma doença ocular, a visita ao especialista é indispensável. É o caso do estrabismo. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de obter bons resultados. “Muitas famílias acreditam que devem esperar o desenvolvimento da criança, mas é exatamente o contrário”, afirma a médica Maiara Morais, oftalmopediatra que atua no Instituto Clóvis Paiva.

Diretamente ligada à oftalmopediatria, a fisioterapia ocular (ortóptica) pode ser indicada pelo médico para correção do estrabismo e de outros problemas oculares, iniciando-se pelo teste ortóptico, que é realizado na clínica de olhos e consiste na avaliação, medida dos desvios oculares e reeducação dos olhos em caso de problemas da visão binocular, como no caso do estrabismo e de alguns outros problemas. “O teste ortóptico analisa a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos) e, quando for o caso, realiza o tratamento adequado através de exercícios, explica a fisioterapeuta Ângela Dias, especialista em neurofuncional, reabilitação visual e ortóptica.

O objetivo da ortóptica é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como no estrabismo, insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).

No Teste Ortóptico é feita a avaliação do alinhamento ou desvio ocular em todas as posições do olhar, como também das alterações da musculatura extrínseca dos olhos (músculos dos olhos responsáveis pelos movimentos oculares). “E mais do que um simples problema estético, porque pode levar a problemas maiores na visão”, reforça a oftalmologista Maiara Morais.

O teste ortóptico é rápido e quando é o caso de realizar um tratamento, através dos exercícios próprios da fisioterapia ocular, as sessões são agendadas na própria clínica, no bairro da Boa Vista, no Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *